Justificativa
A realização de projetos, aliada à discussão dos conteúdos da temática ambiental, delineia um campo referencial de desenvolvimento de valores e atitudes e promove a presença sistemática das questões ambientais na escola. A construção do conhecimento ambiental da região e a busca de soluções de problemas cotidianos e imediatos como a crescente produção de lixo e poluição do meio ambiente pelos mesmos, requer o envolvimento individual e coletivo com o espaço em que os alunos vivem.
A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é a preservação dos recursos naturais e de energia oriunda da reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de uma tonelada de petróleo.
A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.
Por ser um campo acessível e familiar, a reciclagem e o consumo consciente pode ser um campo de práticas nas quais o conhecimento adquire significado e impulsiona a participação, as iniciativas e a mudança de hábitos em busca de conservarem recursos renováveis e não renováveis aderindo, assim, às atitudes de sustentabilidade.
O fato de nosso município ainda não dispor de um sistema público de coleta seletiva de materiais descartáveis não deve nos deixar imóveis em relação aos nossos deveres de preservar e manter o ambiente limpo, a fim de evitar locais de proliferação de animais transmissores de doenças. É por isso que ao longo desse ano vamos ministrar aulas, palestras realizar diversos tipos de movimento que estimulem toda a comunidade escolar a refletir suas atitudes e a adotar novas práticas como, por exemplo, a de reduzir, reutilizar e reciclar a fim de diminuir o aquecimento global e ajudar a natureza.
Pessoas Envolvidas no Projeto:
Toda equipe docente e discente do C.E. Stellanis Kopanakis Pacheco
Familiares dos Alunos
Toda a comunidade porangatuense
Toda equipe docente e discente do C.E. Stellanis Kopanakis Pacheco
Familiares dos Alunos
Toda a comunidade porangatuense
Nenhum comentário:
Postar um comentário